Tecneira instala UPACs nas corporações de bombeiros de Vale de Cambra, Viatodos e Albergaria-a-Velha

Tecneira instala UPACs nas corporações de bombeiros de Vale de Cambra, Viatodos e Albergaria-a-Velha

2023-08-23

No dia 20 de outubro de 2022, a Tecneira - Tecnologias Energéticas S.A, uma empresa especializada do Grupo ProCME com um significativo percurso na área do desenvolvimento de centrais de produção de energia elétrica a partir de energia eólica e solar, e a Liga dos Bombeiros Portugueses celebraram um protocolo para a promoção da instalação de Unidades de Produção para Autoconsumo (UPACs), coletiva e de comunidades de energia renovável nas instalações dos seus associados.

No âmbito do protocolo celebrado com a Liga dos Bombeiros Portugueses para o desenvolvimento e dinamização de comunidades de energia renovável, a Tecneira tem em curso um conjunto de projetos de fornecimento de Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC), que concorrem para a descentralização de produção de energia elétrica. A instalação das UPACs permitem uma maior independência da rede elétrica e o acesso a produção local de energia sustentável a um custo mais baixo que irá ser partilhado com empresas presentes na comunidade.

Destes projetos de descarbonização, destacamos a instalação de UPACs nas corporações de Vale de Cambra, Viatodos e Albergaria-a-Velha com 166,3 kWp e uma produção estimada de 227,7MWh/ano, que totalizará uma redução de 81,9 ton/ano de emissão de CO2.

Este protocolo visa implementar nas corporações de Bombeiros projetos de produção energética a partir de fontes renováveis de energia, nomeadamente solar.
A Tecneira acorda com cada associação interessada os termos do desenvolvimento, construção, manutenção, exploração, condições comerciais e pagamento dos autoconsumos que venham a ser instalados.
Para além disso, a Tecneira é responsável por fornecer e instalar um carregador de veículos elétricos nas instalações de cada associação.

Partilha nas redes sociais: