Sistema de bikesharing fornecido e implementado pela CME inaugurado em Oeiras

Sistema de bikesharing fornecido e implementado pela CME inaugurado em Oeiras

2023-09-27

O sistema público de bicicletas elétricas partilhadas, implementado pela CME, foi inaugurado em Oeiras, no dia 24 de setembro. 
Nesta primeira fase de implementação, o sistema de bikesharing permite utilizar, de forma gratuita, as 50 bicicletas elétricas já disponíveis nas 10 estações ativas. 

A CME é responsável pelo fornecimento das bicicletas elétricas e pela instalação das estações com docas para o carregamento automático das baterias das bicicletas, bem como pela gestão tecnológica do sistema, toda a operação logística (redistribuição das bicicletas pelas estações da rede, manutenção dos equipamentos, etc.) e ainda pela monitorização através da análise de dados em tempo real, relatórios de utilização, etc...

As bicicletas fornecidas pela CME têm um cesto frontal para transportar carga leve, um cadeado para pequenas paragens e três mudanças manuais. Para além disso, dispõem de uma assistência elétrica que ajuda nos arranques e subidas, desligando-se aos 25 km/h conforme ditam as regulamentações nacionais e europeias. O banco oferece 10 posições de alturas e uma pequena suspensão.

Esta rede municipal de bicicletas partilhadas de Oeiras conta, por agora, com três estações na recente ciclovia da Medrosa, que liga a estação de comboios de Oeiras à universidade NOVA SBE e à Praia da Torre; com cinco estações entre a estação de comboios de Paço de Arcos e Porto Salvo, ao longo da Ciclovia Empresarial; e duas estações entre o terminal rodoviário de Algés e o Parque Urbano de Miraflores.

Até 2024, a CME implementará 40 estações e 120 bicicletas nesta rede de bikesharing.

Esta iniciativa contribui para a redução do transporte individual e reforça o nosso compromisso em promover a mobilidade como um dos fatores que mais contribui para a sustentabilidade e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades.

Partilha nas redes sociais: